segunda-feira, 27 de maio de 2013

Tipos De Predicados


O predicado é termo da oração que se refere diretamente ao sujeito, apresentando informações sobre este, e também possui um elemento principal (núcleo), sendo classificado de acordo com estes núcleos em três tipos: predicado nominal, predicado verbal e predicado verbo-nominal.
Existem vários tipos de predicado: predicado verbal, predicado nominal, predicado verbal, predicado verbo-nominal.
                Predicado Verbal
O predicado é termo da oração que se refere diretamente ao sujeito, apresentando informações sobre este, e também possui um elemento principal, sendo classificado de acordo com estes núcleos em três tipos: predicado nominal, predicado verbal e predicado verbo-nominal.
Ex: Aquele menino brincava com uma pipa.
Sujeito=aquele menino
Núcleo do Sujeito=menino
Predicado=brincava com uma pipa
Tipo de predicado=verbal
Núcleo do predicado verbal=brincava
            Predicado Nominal
O predicado nominal é aquele onde o núcleo é um predicativo do sujeito, trazendo ainda um verbo de ligação que liga o sujeito a este predicativo.

Núcleo de sujeito=prova
Predicado=era difícil
Tipo de Predicado=nominal (verbo de ligação+predicativo do sujeito)
verbo de lig.=era predicado  do sujeito=difícil
Núcleo do predicado nominal=difícil.
   Predicativo verbo-nominal
É formado por um verbo significativo (ação) mais o predicativo do sujeito.
O predicado verbo-nominal nos dá 2 informações: ação e estado.
O núcleo do PVN é o verbo e o predicativo (nome).
Ex. A criança brincava distraída.
Sujeito= a criança
Núcleo do suj.=criança
Predicado=brincava distraída.
EXERCICIOS
01.José chegou cansado.
02. O espetáculo foi emocionante.
03. Chove bastante na minha região.
04. O professor já corrigiu as provas.
05. Prenderam o ladrão.
06. Monica é muito simpática.
07. Vive-se bem no campo.
08. Perdi minha caneta.
09. Você acha minha caneta feia?
10. Os excursionistas chegaram
ca
nsados.
Nomes: Alessandra, Daniela, Fernando
Turma:191

4 comentários:

  1. 1- Chegou cansado
    2- Foi emocionante
    3- Chove bastante
    4- Já corrigiu as provas
    5- Prenderam
    6- É muito simpática
    7- Bem no campo
    8- Minha caneta
    9- Minha caneta feia
    10- Chegaram cansados

    Nome: Laura Liz - 191

    ResponderExcluir
  2. Predicado Verbal:
    1-chegou cansado
    2-foi emocionante
    3-chove bastante
    4-já corrigiu as provas
    5-prenderam
    6-é muito simpática
    7-bem no campo
    8-minha caneta
    9-minha caneta feia
    10-chegaram cansados

    Nome:Tainara Murinelli Tressoldi
    Turma: 191

    ResponderExcluir
  3. 1-chegou cansado
    2-foi emocionante
    3-chove bastante
    4-ja corrigiu as provas
    5-prenderam
    6-È muito simpatico
    7-bem no campo
    8-minha caneta
    9-minha caneta feia
    10-chegaram cansados
    nome:Gabriela Arend

    ResponderExcluir
  4. 01.José chegou cansado.
    p.v.n

    02. O espetáculo foi emocionante.
    p.v

    03. Chove bastante na minha região.
    p.n
    04. O professor já corrigiu as provas.
    p.n
    05. Prenderam o ladrão.
    p.n
    07. Vive-se bem no campo.
    p.v
    08. Perdi minha caneta.
    p.n
    09. Você acha minha caneta feia?
    p.n
    10. Os excursionistas chegaram Cansados.
    p.v.n
    NOMES: RAQUEL , LUCAS, WELLINGTON, TAMIRES, SAMUEL E SARAH...

    ResponderExcluir